sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Dia 26 de outubro de 2009



Na Segunda-feira dia 26 de Outubro de 2009 realizamos mais uma actividade onde iriamos sentir o que é a diferenç, vivemos mais ou menos noventa minutos como se fossemos invisuais, colocamos as vendas nos olhos e a aula prosseguiu.
Para mim foi um pouco doloroso, pois existia uma enorme insegurança e uma falta de confiança nos outros, que não me deixou concentrar nem ouvir tudo o que se passou na sala, tentei encontrar um lugar seguro onde estar, mas mesmo assim foi muito complicado para mim.

Dia 23 de Outubro de 2009 Sexta-feira


No dia 23 de Outubro de 2009 durante a aula de Área de Estudo da Comunidade, que como já sabem neste novo módulo estamos a trabalhar a questão das diferenças, passamos por uma nova experiência, durante toda a aula estivemos calados e não podemos falar. Esta ideia apareceu, pois dois colegas meus o Fábio e o André Lopes realizaram uma aposta em que não falavam durantes as aulas.
A aula decorreu normalmente, só existia uam diferença, não podiamos falar, formamos grupos de quatro e cinco elementos, onde tinhamos que analisar um texto e partilharmos as nossa ideias fundamentais dentro do grupo, para depois irmos ao quadro escrever as nossas conclusões.
Foi bastante divertido, mas um pouco estranho, pois existia um vontade de comunicar e não podiamos faze-lo, o que dificultou bastante o resultado do trabalho. Acho que deviamos de passar mais vezes dentro das "diferenças" para percebermo um público que poderemos trabalhar.

Módulo 9 - Representação da Diferenção e intervenção Sócio cultural (Introdução)



Representação da diferença e intervenção sócio cultural é o tema que me leva a voltar a estar presente no meu blog, no dia vinte e dois de Outubro iniciamos mais um módulo, que consiste percebermos e combatermos a diferença que existe na sociedade que nos rodeia e através da criação de projectos iremos demonstrar à comunidade escolar quais são as dificuldades existentes e como as pessoas “diferentes” se sentem durante o seu dia-a-dia.
Na sociedade que nos rodeia podemos ver, que cada vez mais podemos constatar que existem diversas culturas, onde cada uma delas têm as suas características específicas, mas existem também características iguais tais como conseguirem dar aos seus filhos uma vida digna e uma vida em que estes consigam sobreviver.
Como podem perceber durante este módulo iremos tratar o que é a diferença, quem está dentro dessa tal dita “diferença” e iremos também falar um pouco dos idosos em relação à diferença que estes são vítimas.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Trabalho e a integração social entre outros temas

Neste vídeo podemos pereceber como foi um pouco a evolução do nosso país que passamos e o alguns dos reco-os que sofremos e que andamos a contribuir para estes acontecerem.



Reflexão do Módulo 7

O Trabalho como factor de desenvolvimento e intregração social é o nome do módulo que fosmos desenvolvendo neste primeiro mês de aulas. Este novo módulo trouxe uma nova forma de apresentação de trabalho para todos nós, a professora sugeriu construirmos um portefólio digital, através da construção de um blog, onde todo o nosso trabalho ficaria disponível ao mundo num simples click.
No inicio não concordei muito com esta ideia, pois estava habituada ao tradicional portfólio feito de folhas e muito pessoal pois só poderia consultar quem eu quizesse e tinha com ele um caractér muito mais pessoal. Ao longo das aulas e ao longo do tempo fui descobrindo um pouco as funcionalidades desta nova vertente de trabalho e confesso que hoje até estou a gostar bastante da ideia. espero que esta inovação que o modulo 7 nos trouxe se mantanha.
Na questão do módulo em si, no inicio achei muito baralho e não percebi no que consistia este módulo nem para mim como ser humano, nem para mim como animador, confesso que ainda hoje não tenho essas ideias muito bem definidas, mas já estão um pouco mais claras.
Se o módulo cortreu bem ou se correu mal, acho que tendo em conta que adquirimos um novo método de apresentação de trabalho até está a ir bem, mas só no final do trabalho com o teste e os resultados dos blogs é que poderemos ter uma resposta mais objectiva.
Com esta minha última mensagem fecho este Modúlo 7 - O Trabalhocomo factor de desenvolvimento e intregação social.

Cumprimentos

Joana Fonseca (Amélinha)

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Desemprego, Causas e Consequências

O Desemprego passa pelo desiquilibrio entre a procura de emprego e a sua oferta, isto é, existe muito mais procura do que trabalho. Para percebermos melhor o que é isto de Desemprego de seguida irem indicar e explicar cada tipo de Desemprego que existe na nossa sociedade.
Desemprego por exclusão existe muitos mais empregados há procura do empregadores a oferecerem trabalho. Desemprego oculto muitos trabalhadores para o trabalho existente. Desemprego Repetitivo constantes mudanças de trabalho devido ao baixo nível de qualificação. Desemprego Tecnologico evolução das tecnologias e restruturação dos processos produtivos. Desemprego Voluntário recusa de emprego por faltade condições de trabalho ou baixa renumeração.
As cuasas que levam ao Desemprego são o desenvolvimento tecnologico, globalização, terceirização, desindustrialização, execesso de concentração de renda, entre outras.
Consequências que o Desemprego causa na nossa sociedade são problemas de saúde a nível físico ou mental, pode gerar violência ou crime, desorganização familiar , entre outras.