Fayol criou uma organização do trabalho bastante importante e específica, isto é, Fayol orientava a empresa como uma máquina, onde era bastante importante existir uma estrutura organizada. O objectivo principal de Fayol era que existisse uma maior produtividade do trabalho, uma maior eficiência do trabalhador e da empresa também. O trabalho estava dividido por funções.
Os princípios fundamentais da organização do trabalho de Fayol baseavam-se na divisão do trabalho, num trabalho bastante responsável e autoritário, com uma unidade de comando, uma unidade de direcção, existia uma subordinação dos interesses gerais e aos individuais, um renumeração justa ao pessoal, centralização, ordem, equidade, estabilidade pessoal, iniciativa e por fim espírito de equipa.
Outra teoria de organização do trabalho é a Teoria Orgânica que analisa as organizações como seres vivos e a sua interacção com o ambiente, as empresas funcionam como sistemas abertos, onde existe processo de transformação e produção. Neste sistema de trabalho é valorizado a eficácia da organização.
Os princípios fundamentais da Orgânica, de Paul Lawrence e Jay Lorsh baseiam-se na eficácia organizacional da adequação entre organização e a sua envolvente, os funcionários têm os fins e não as organizações e os funcionários tem de trabalhar em equipa, para poderem trabalhar em diferentes actividades dentro das organizações.