quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Novas Formas de Trabalho / A Sua Evolução





Hoje em dia podemos verificar uma forma de trabalho capitalista, mas nem sempre as coisas funcionavam assim.
Na época do Homem Primitivo, a sua forma de trabalho funcionava de modo colectivo e com espírito de cooperação. O trabalho nesta época estava repartido de forma natural pelos sexos, sendo assim designado como Divisão Natural do Trabalho.
Na era de 6000 a.c. é descoberta a pastorícia e a agricultura como forma de trabalho, também nesta era nascem as primeiras aldeias (sedentarismo) e depara-se a primeira divisão social do Trabalho.
Durante a evolução do trabalho deparamo-nos com o aparecimento da escravidão, que na altura que apareceu foi muito importante para a economia e para a sociedade de todas as civilizações antigas, embora ser pouco produtiva.
O Feudalismo predominou a Europa desde do séc. IV d.c. até ao final de Idade Média (séc. XV), onde o modo de produção tinha como base as relações servo-contratuais.
O Servilismo nesta época a escravidão deixa de existir e apenas ficam os servos.
No fim da Idade Média o servilismo desaparece com o surgimento das actividades ligadas à pequena indústria, é também nesta altura que aparece o êxodo rural e as corporações organizadas de produtores que levam a Revolução Industrial.
Na Revolução Industrial dá-se a substituição do artesão pelo operário e da oficina pela fábrica, onde existia um grande esforço mental e físico que era realizado sem condições de higiene e de trabalho. Nesta época também nasce a Animação Sócio Cultural tendo como motivo esta mesmo revolução, pois as pessoas precisaram de ajuda para se adaptarem a esta mudança, por volta dos anos 60 este nome que nós bem conhecemos apareceu pela primeira vez na Europa, exactamente em França e na Bélgica.
E a última mudança marcante que até hoje presenciamos foi o Capitalismo, onde com ela apareceram a existência da propriedade privada dos meios de produção, sendo o objectivo principal da actividade produtiva, a obtenção de lucro e nesta época que nasce também a ideia de oposição entre assalariado e capitalista.


2 comentários:

  1. Bom blog...
    Mas puderias ter feito etiquetas para organizar melhor o blog...
    Continua... :)

    ResponderEliminar
  2. Atenção Joana! Num post anterior já lhe chamei a atenção para o facto da Revolução Industrial ter ocorrido no século XVII ao passo que o aparecimento da Animação Sociocultural se situar na segunda metade do século XX, mais precisamente na década de 60.

    ResponderEliminar