sábado, 28 de novembro de 2009

Se Diferente v.s. Ser Igual

Será que existem pessoas normais? Será que existem pessoas diferentes? Ou será que somos todos iguais?
Para cada pergunta à uma resposta, sim somos normais dentro do padrão da nossa sociedade “privada”, isto é, dentro do nosso grupo de amigos. Existem pessoas diferentes quando não se ligam aos padrões que a sociedade em geral ou “publica” contém, como por exemplo a orientação sexual, uma deficiência, uma maneira diferente de vestir, uma religião diferente, entre outros. Mas embora tudo somos numa coisa iguais, todos nós somos SERES HUMANOS.
Na perspectiva da sociedade em geral existem pessoas designadas como normais, onde trabalham, gostam do sexo oposto, não têm qualquer problema de saúde visível, na maioria são da religião cristã, e não têm uma actividade diferente quer seja em part-time ou em full-time como por exemplo trabalhar num bar de stripp ou prostituir-se. A sociedade olha de lado para um homossexual, uma prostituta, um portador de SIDA e uma pessoa deficiente, pois não preenchem o padrão que todas as pessoas construíram, aos poucos estas pessoas “diferentes” têm marcado a sua presença na sociedade e têm aparecido sem qualquer problema, têm colocado a sua posição e garantir os seu direitos, alguns aceitam outros recusa-se simplesmente.
Durante uma aula de AEC trabalhamos este tema do qual definimos o que é ser diferente e ser normal. Ser normal é respeitar e seguir a conduta imposta pela sociedade e interiorizar normas, também imposta pela mesma no processo de socialização. Ser diferente é não cumprir a conduta e sofrer consequências nas pessoas normais.
Para mim não existem pessoas diferentes dentro desta perspectiva, não existem pessoas normais, existem pessoas onde cada uma delas é importante para a sociedade, pois somos todos nós que construímos a nossa sociedade.

1 comentário:

  1. "Ser normal é respeitar e seguir a conduta imposta pela sociedade e interiorizar normas, também imposta pela mesma no processo de socialização". Então neste caso um deficiente motor ou visual, por exemplo corrsponderia ao que a sociedade designa de normal...

    ResponderEliminar